Segundo as informações da prefeitura de Salvador, 221 crianças deram entrada em hospitais da Bahia com sintomas semelhantes, maioria estudantes do colégio Municipal Doutor João Paim. Laudos apontam contaminação da água por Escherichia coli, mas ainda passará por avaliação da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, do Rio de Janeiro.
A escola é abastecida com água captada de poço, o que pode ter sido a fonte dessas contaminações.
Importante ressaltar:
1. Água de poço é uma água bruta e precisa ser tratada e clorada antes de sua distribuição. Ela pode sofrer contaminações em seu lençol freático, dependendo das possibilidades de despejo ao seu redor e possuir um perfil instável . Trate, monitore e acompanhe os resultados analíticos conforme exigido pela Portaria de Consolidação n°5/2017, Anexo XX, do Ministério da Saúde.
2. A análise desde a captação da água do poço, pós tratamento, reservatórios e pontos de oferta (torneiras e bebedouros), deve ser periódica. E, caso alguma contaminação seja identificada, um plano de ação deve ser executado imediatamente.
3. Caso seja identificada contaminação por Escherichia coli e/ou coliformes fecais de forma pontual, aquele ponto de distribuição deve ser bloqueado imediatamente, e realizado o plano de ação, submetendo a água a novas análises laboratoriais. Somente após as análises apresentarem resultados dentro dos padrões recomendados, o consumo no ponto de oferta poderá ser liberado.
4. Os reservatórios devem ser limpos semestralmente. Então, atenção ! A equipe de limpeza deve realizar o serviço respeitando os procedimentos corretos exigidos pela Anvisa e, caso seja identificado algum objeto, vetores, animais mortos, entre outros, o fato deverá ser comunicado e realizado plano de ação. A desinfecção com cloro na limpeza é item obrigatório.
Conforme ART 21 da PRC 5 Anexo XX faça análise com laboratório acreditado pela norma NBR ISO/IEC 17025, confirme o escopo acreditado e tenha segurança nos seus resultados.
Qualquer dúvida e necessidade de analise e tratamento entre em contato conosco:
DANILO LEMOS
_danilolemos@ghsbrasil.com
(71) 974002017| (71) 3321 1697
Deixar um comentário